Classe do Corpo, Índice de Proteção e Pontos de Vida

Classe do Corpo
O número que representa a habilidade de uma criatura de evitar ser atingida em combate. A jogada de ataque de um oponente deve equivaler ou superar a classe do corpo  da criatura-alvo para acertá-la. Cada raça tem uma classe do corpo natural e cada parte do corpo possui um diferencial para ser atingida.
Classe do corpo: classe do corpo + bônus dos atributos Destreza e percepção.

• Classe do corpo dos personagens iniciais
Cabeça: 10
Tronco: 6
Membros Superiores: 7
Membros Inferiores: 8

Existe um ajuste de classe de corpo com combate de criaturas de tamanhos diferentes.


Tamanho
Dimensões
Mod.
Minúsculo
15 cm ou  menos
+4
Mínimo
Entre 15 cm a 30 cm
+3
Miúdo
Entre 30 cm a 60 cm
+2
Pequeno
Entre 60 cm a 1,20 m
+1
Médio
Entre 1,20m a 2,50m
0
Grande
Entre 2,50 m a 5m
-1
Enorme
Entre 5m a 10m
-2
Imenso
Entre 10m a 20m
-3
Colossal
mais de 20m
-4
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Índice de Proteção

O índice de proteção existe para representar algum tipo de proteção contra algum dano. De uma maneira  ou outra, quando um golpe atinge uma pessoa, parte do dano pode ser absorvida por sua proteção. Do valor do dano, subtraia o valor do IP.  Existe três tipos de dano onde o índice de proteção atua, são:

- Contusão: Dano causado por impacto, tipo ataque de martelo ou soco.
- Cortante/perfurante: Dano geralmente causado  por armas com lâminas que provocam cortes ou perfurações.
- Energia: Dano causado por eletricidade, fogo e magia.

O atributo Vigor atua diretamente no índice de proteção auxiliando na absorção de danos contra o personagem. O bônus do atributo Vigor é bônus da absorção da parte natural, que seria a resistência do corpo sem proteção.  O índice de proteção na parte “item”, seria o personagem com armadura, aplicando a resistência da mesma.  Confira como é absorvido o dano na tabela a seguir.


Natural
Item
Contusão:
Vigor Total
Resistência da armadura total
Cort/perf.
Vigor/2
Resistência da armadura total
Energia:
----------
Resistência da armadura/2
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Pontos de Vida
É a forma de representamos a “energia” que um personagem possui. Quanto mais Pontos de vida um personagem possui, sobreviverá por mais tempo a danos. O personagem recupera 1 PV por dia de descanso. Cada raça tem uma quantidade específica de pontos de vida.

• Pontos de vida inicial: 
Pontos de  vida racial +Força + Vigor.