Classe do Corpo
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O número que representa a habilidade de uma criatura de evitar ser
atingida em combate. A jogada de ataque de um oponente deve equivaler ou
superar a classe do corpo da criatura-alvo
para acertá-la. Cada raça tem uma classe do corpo natural e cada parte do corpo
possui um diferencial para ser atingida.
Classe do corpo: classe do
corpo + bônus dos atributos Destreza e percepção.
• Classe do corpo dos personagens iniciais
• Classe do corpo dos personagens iniciais
Cabeça: 10
Tronco: 6
Membros Superiores: 7
Membros Inferiores: 8
Tronco: 6
Membros Superiores: 7
Membros Inferiores: 8
Existe um ajuste de classe de corpo com combate de criaturas de
tamanhos diferentes.
Tamanho
|
Dimensões
|
Mod.
|
Minúsculo
|
15 cm ou
menos
|
+4
|
Mínimo
|
Entre 15 cm a 30 cm
|
+3
|
Miúdo
|
Entre 30 cm a 60 cm
|
+2
|
Pequeno
|
Entre 60 cm a 1,20 m
|
+1
|
Médio
|
Entre 1,20m a 2,50m
|
0
|
Grande
|
Entre 2,50 m a 5m
|
-1
|
Enorme
|
Entre 5m a 10m
|
-2
|
Imenso
|
Entre 10m a 20m
|
-3
|
Colossal
|
mais de 20m
|
-4
|
Índice de Proteção
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O índice de proteção existe para representar algum tipo de proteção contra algum dano. De uma maneira ou outra, quando um golpe atinge uma pessoa, parte do dano pode ser absorvida por sua proteção. Do valor do dano, subtraia o valor do IP. Existe três tipos de dano onde o índice de proteção atua, são:
- Contusão: Dano causado por impacto, tipo ataque de martelo ou soco.
- Cortante/perfurante: Dano geralmente causado por armas com lâminas que provocam cortes ou perfurações.
- Energia: Dano causado por eletricidade, fogo e magia.
- Cortante/perfurante: Dano geralmente causado por armas com lâminas que provocam cortes ou perfurações.
- Energia: Dano causado por eletricidade, fogo e magia.
O atributo Vigor atua diretamente no índice de proteção auxiliando na absorção de danos contra o personagem. O bônus do atributo Vigor é bônus da absorção da parte natural, que seria a resistência do corpo sem proteção. O índice de proteção na parte “item”, seria o personagem com armadura, aplicando a resistência da mesma. Confira como é absorvido o dano na tabela a seguir.
Natural
|
Item
| |
Contusão:
|
Vigor Total
|
Resistência da armadura total
|
Cort/perf.
|
Vigor/2
|
Resistência da armadura total
|
Energia:
|
----------
|
Resistência da armadura/2
|
Pontos de Vida
É a forma de representamos a “energia” que um personagem possui. Quanto mais Pontos de vida um personagem possui, sobreviverá por mais tempo a danos. O personagem recupera 1 PV por dia de descanso. Cada raça tem uma quantidade específica de pontos de vida.
• Pontos de vida inicial: Pontos de vida racial +Força + Vigor.
• Pontos de vida inicial: Pontos de vida racial +Força + Vigor.