PERÍCIAS E PERÍCIAS DE COMBATE

São os conhecimentos gerais que o personagem tem, nos testes soma com os atributos.  Existem duas situações de uso de pericia, uma por situação e outro por duelo de pericias.
Deve gastar obrigatoriamente 7 pontos dos 30 pontos iniciais nas pericias comuns.
No uso de pericia não treinada, o personagem sofre uma penalidade de -5.

A seguir a lista de Perícias
01
Acrobacia
02
Alquimia
03
Animais
04
Artes
05
Arte da fuga
06
Avaliar
07
Concentração
08
Crime
09
Corrida
10
Disfarce
11
Diplomacia
12
Etiqueta
13
Escalar
14
Escutar
15
Empatia
16
Furtar
17
Furtividade
18
Intimidação
19
Idiomas
20
Idiomas antigos
21
Montaria
22
Natação
23
Navegação
24
Plantas
25
Procurar
26
Prontidão
27
Manipulação
28
Uso de cordas
29
Mecanismos
30
Cura
31
Truques
32
Reinos
33
Religião
34
Sedução
35
Jogos
36
Sentir motivação
37
Lábia
38
Liderança
39
Sobrevivência
40
Conhecimento
41
*Conhecimento Arcano
o Conhecimento Arcano é restrito apenas personagem tem possui a Linha de personagem: Arcano, essa perícia se subdividi em : 
• Poder Arcano;
• Teoria da Magia
• Itens Mágicos
• Seres místicos
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PERICIAS DE COMBATE

As pericias de combate são conhecimentos que o personagem tem que concederá bônus para atingir ou se defender de um oponente. Além da beneficio de bônus no acerto, as perícias também dão bônus no Dano infringido contra o oponente.
Obs: inicialmente o bônus pode até +3.

Lista de Pericias de Combate
01
Combate Armado (ataque/defesa)
02
Combate Desarmado (ataque/defesa/ agarrar)
03
Combate a distância
04
Arremessar Arma
05
Esquiva
06
Desarmar
07
Luta na água
08
Ataque Coordenado
09
Uso de Armadura
10
Arma exótica
11
Saque rápido
01- Combate Armado
Envolve o combate com armas brancas é dividida em:
Ataque que concede bônus para acerto utilizando uma arma branca.
Defesa que concede bônus para bloqueia algum tipo de ataque aplicado ao personagem utilizando uma arma. Recurso Adicional: gastando + 2 pontos adicionais, o personagem pode Bloquear de projéteis com sua arma.

02- Combate Desarmado
Envolve a luta corporal do seu personagem, que se dividida:
Ataque que concede bônus para acerto com golpes como socos ou chutes.
Defesa que concede bônus para bloqueiar com seu corpo algum tipo de ataque aplicado contra o seu personagem. Recurso Adicional: gastando + 2 pontos adicionais, o personagem pode Bloquear de projéteis.
Agarrar que concede um bônus para segurar, aplicar torções simples ou estrangular o oponente. Recurso Adicional: gastando + 2 pontos adicionais, o personagem pode Arremessar o oponente como fosse um ataque simples, haverá um teste força para define a distância do arremesso.

03- Combate a Distância:
Essa perícia concede bônus de acerto em relação a mira do personagem com armas próprias para distância como arcos, bestas e fundas.

04-Arremessar Arma:
Essa perícia permite ao personagem arremessar suas armas  próprias com facas e lanças.
Recurso Adicional :Gastando pontos adicionais, o personagem pode arremessar armas não convencionais.
• +1  ponto adicional outras armas leves.
• + 2 pontos adicionais outras armas leves e pequenos objetos.
 • + 3 pontos adicionais qualquer armas e objetos que o personagem conseguir erguer.
 
05- Esquiva (x2)
Essa  perícia da bônus ao personagem esquivar de golpes numa curta distância . O custo dessa perícia em dobrado (em necessário gastar 2 pontos para obter 1 ponto).
Recurso Adicional: gastando + 3 pontos adicionais, o personagem pode Desviar de projéteis .

06- Desarmar: (x2)
Essa perícia permite o personagem desarmar um oponente que esteja armado. Cada pontos comprado, liberar uso do bônus da ação de desarme. Ex: Um guerreiro tem + 3 no ataque armado, +1 de ataque desarmado e um bônus de +2 de Desarmar. Então nas ações de desarme com armas ele terá um bônus de +2  mas ataque desarmado terá apenas +1.

07- Luta na Água:
Essa perícia auxilia o combate dentro d’água, o personagem num combate debaixo d’água pode ter -3 a-10 de penalidade nas ações de combate dependendo das condições marítimas. A cada nível comprado reduz a penalidade.

08- Ataque coordenado:
Permite o personagem lutar com vários outros personagens diminuindo o risco de atingir seus aliados ou outros atingi-lo. Toda vez que várias pessoas lutam em lugares apertados ou muitas pessoas lutam com uma pessoa ou um número bem  inferior, todo ataque que tiver o resultado for 05 ou menos no dado, gera uma ataque desastroso que pode atingir um aliado, cada  ponto nessa perícia  diminui em 1 esse número de falha. Pode ter no máximo +5 de bônus nessa  perícia.  Também funciona para comandar o combate com uma tropa contra outra , concedendo bônus durante a batalha com grande quantidade de pessoas.

09- Uso de Armadura:
Essa perícia indica como seu personagem esta acostumado a lutar com armadura em seu corpo. Sem esta perícia o personagem terá as penalidades nas  ações de combate com armadura, a cada nível  comprado reduz em -1 essa penalidade.

10- Arma Exótica:
Permite que o personagem utilize armas exóticas. O personagem deve especificar qual será a arma exótica, cada ponto gasto, assim nessa perícia ,o personagem poderá manusear duas armas exóticas.

11- Saque Rápido :
O personagem consegue desembainhar sua arma sem perder sua ação para empunhá-la, e a cada ponto comprado, os bônus em saque rápido adiciona na iniciativa.